A Comissão de Acompanhamento de Alocação de Água 2023/2024 do sistema hídrico formado pelos reservatórios Eng° Avidos e São Gonçalo enviou um ofício ao Coordenador de Marcos Regulatórios e Alocação de Água – COMAR, solicitando autorização para a operação das comportas radiais da barragem de Engenheiro Avidos.
A decisão, de acordo com o presidente Ricardo Ramalho Lins foi tomada em razão da instalação das comportas de montante como medida de segurança da ensecadeira da obra, e da necessidade urgente de manobras de abertura e fechamento das comportas radiais do açude de Engenheiro Avidos.
O objetivo é evitar o desperdício de água acumulada no reservatório e garantir uma reserva mínima aos usuários a jusante, reduzindo os impactos nas comunidades ribeirinhas.
Além disso, a Comissão também solicitou um posicionamento oficial do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional sobre a compensação dos volumes perdidos a jusante, em decorrência das obras das comportas de Engenheiro Avidos.