A Comissão de Acompanhamento da Alocação de Água 2024-2025, responsável pelo sistema hídrico formado pelos reservatórios Curema e Mãe D’Água, aprovou o aumento da defluência do Açude Curema de 2 m³/s para 3 m³/s. A decisão visa assegurar o abastecimento das cidades de Jardim de Piranhas, Caicó, São Fernando e Timbaúba dos Batistas, visto à redução do nível de água na captação em Jardim de Piranhas nas últimas 24 horas. A solicitação, encaminhada por Adelson Sebastião Santos, Gerente Regional da CAERN, foi apoiada pela maioria dos membros da Comissão.
A presidente da Comissão, Maria de Lourdes Santana dos Santos e Araújo, enfatizou a importância da medida para garantir a segurança hídrica dos municípios atendidos. Ficou também acordado que o Comitê, conjuntamente com a Comissão de Acompanhamento, acompanhará sistematicamente as condições hidrológicas do rio Piancó-Piranhas e detectada a necessidade de redução ou de novo aumento da sua defluência, de imediato, voltará a deliberar sobre o assunto.
Em resposta ao pleito aprovado pela Comissão, a ANA/COMAR encaminhou ao DNOCS autorização para aumento imediato da descarga do reservatório para o rio Piancó a jusante.
A manobra para aumento da defluência, conforme já informado aos membros da Comissão pelo Chefe do Serviço Técnico do DNOCS/PB, André Giovanni, será realizada amanhã, dia 23/07/2024, às 10h, sob a supervisão do servidor Marcílio Moreno, lotado na Unidade de Campo do DNOCS de São Gonçalo, em Sousa/PB.