Em reunião na última quarta-feira (09) o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), Ricardo Ramalho, conduziu a mediação bem-sucedida de um conflito relacionado ao abastecimento de água no assentamento Santa Mônica, localizado na região de Pombal. O impasse envolvia a instalação de um projeto de abastecimento humano, financiado pelo Banco Mundial, através do Cooperar do Governo da Paraíba em um açude particular.
O Sindicato Rural de Pombal solicitou a intervenção do CBH PPA para solucionar o litígio, que dizia respeito à resistência do proprietário em permitir a instalação da obra. Após negociações mediadas pelo comitê, um acordo foi firmado e o proprietário autorizou a realização da obra, cujo valor é de R$ 900 mil.
As obras estão previstas para começar na próxima segunda-feira (14) e devem ser concluídas até dezembro deste ano, beneficiando 35 famílias do assentamento, que nunca tiveram acesso à água encanada. Ricardo Ramalho ressaltou o papel fundamental do CBH PPA na resolução de conflitos hídricos e destacou que a outorga do uso da água será condicionada às alocações anuais da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), devido à natureza do pequeno reservatório.
O presidente também mencionou que vai solicitar que reservatório seja incluído nos calendários de alocação da AESA, garantindo a adequação ao estado hidrológico da região.