O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu avançou em suas discussões sobre a implementação da cobrança pelo uso da água na região. Em reunião da Comissão Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) nesta sexta-feira (02), foram definidos critérios técnicos para a cobrança, e foi marcada uma nova reunião com a presença da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para dar continuidade ao debate.
Segundo o presidente do CBH PPA Ricardo Ramalho, a discussão sobre a cobrança é um tema delicado, mas essencial para o futuro da bacia. “Preferimos que essa questão seja amplamente debatida e amadurecida, tanto internamente no comitê quanto com a sociedade”, afirmou o presidente. Ele destacou que, embora haja pressa para a implementação, é improvável que a cobrança seja instituída ainda este ano, com previsão para o início de 2025.
Além disso, o presidente ressaltou que o comitê tem trabalhado de forma satisfatória nos primeiros meses de sua gestão, com metas claras para o segundo semestre, incluindo a finalização dos critérios de cobrança e a formalização de um convênio com a ANA para a execução desse processo.