Durante a inauguração da Barragem de Oiticicas nesta quarta-feira (19) em Jucurutu/RN, o superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Marco José Melo Neves, destacou a importância da infraestrutura hídrica para o Nordeste, especialmente para o Rio Grande do Norte.
Neves ressaltou que a segurança hídrica é essencial tanto para o abastecimento da população quanto para a produção econômica da região. Além da barragem, a ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste Potiguar foi anunciada, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas.
“Cada obra dessa, cada autorização do uso da água que a ANA concede, aumenta a segurança hídrica. É fundamental para o povo do Nordeste”, afirmou o superintendente. Ele enfatizou ainda a necessidade do uso racional da água, garantindo eficiência e minimizando perdas, para que cada gota seja aproveitada da melhor maneira possível.
Além do abastecimento humano, a nova estrutura permitirá a ampliação da área irrigada, impulsionando a produção de alimentos tanto para consumo interno quanto para exportação. “As obras são fundamentais, mas precisam da água, e a ANA tem o papel de fazer a matemática da água, garantindo seu uso adequado”, completou Neves.