Durante a inauguração da Barragem de Oiticicas nesta quarta-feira (19) em Jucurutu/RN, o diretor-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, destacou a importância da obra para a gestão compartilhada dos recursos hídricos entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.
“Nós somos co-irmãos, estamos para fazer a gestão dos recursos hídricos partilhados. Agora, com essa barragem excepcional, teremos mais suporte para garantir o desenvolvimento do homem do campo, gerar emprego e renda, e fortalecer a permanência das famílias na zona rural”, afirmou Loureiro.
O gestor parabenizou o Governo Federal, o presidente Lula, a governadora Fátima Bezerra, além dos responsáveis pela execução da obra. Segundo ele, a parceria entre os estados e o Comitê da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu continuará garantindo uma gestão eficaz dos recursos hídricos, como já ocorreu durante os nove anos de seca enfrentados pela região.
Loureiro também mencionou a conclusão do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), prevista para abril de 2026, que levará água ao Rio Grande do Norte por meio do ramal do Apodi. Além disso, destacou previsões otimistas para a quadra chuvosa de março e abril, fundamentais para a recarga dos reservatórios.
“As águas da Paraíba já estão chegando à Oiticica, e esperamos um período muito chuvoso para armazenarmos o máximo possível. Assim, a partir de julho, poderemos gerenciar a estiagem garantindo o abastecimento para todos os usuários”, concluiu.