Últimas:

ANA debate monitoramento hidrológico no Seminário de Hidrometeorologia da América Latina e Caribe

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou do Seminário de Hidrometeorologia da América Latina e Caribe (HydrometLAC), que aconteceu entre os dias 13 e 15 de maio, na cidade de Miami, nos Estados Unidos, representada pelo diretor interino Marcelo Medeiros. O objetivo do evento é contribuir com o fortalecimento dos setores meteorológicos e hidrológicos, promovendo a resiliência regional, o desenvolvimento econômico e uma gestão eficaz dos desafios climáticos e meteorológicos enfrentados pelas nações da América Latina e do Caribe.  

O diretor interino Marcelo Medeiros coordenou o painel do eixo temático Compartilhamento e Integração de Dados. Além disso, o dirigente participou das sessões temáticas do evento. 

O convite foi realizado devido à atuação da Agência na Rede Hidrometeorológica Nacional e à relevância para a gestão dos recursos hídricos nacionais. Além disso, a ANA participou do Seminário por conta de sua função como elo de integração internacional na América do Sul na temática de monitoramento hidrometeorológico e por conta de seu trabalho de coordenação da Rede e seus sistemas de dados. 

A RHN 

A ANA coordena as atividades desenvolvidas no contexto da Rede Hidrometeorológica Nacional, conforme estabelecido pela Lei nº 9.984/2000. A Agência possui uma rede de monitoramento de níveis e vazões de rios e de chuvas em todo o Brasil. São mais de 4,5 mil estações de monitoramento, sendo aproximadamente 1.900 estações fluviométricas (medem níveis e/ou vazões de rios) e 2.800 estações pluviométricas (medem chuvas). 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5