Últimas:

ANA convida a sociedade para participar da 1ª consulta pública de diagnóstico para enquadramento dos corpos d’água da bacia do rio Verde Grande

Na próxima terça-feira, 15 de outubro, das 9h às 12h, será realizado a 1º consulta pública para apresentar e discutir o diagnóstico da bacia do rio Verde Grande. O evento será promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Comitê da Bacia Hidrográfica do Verde Grande e pela Agência delegatária Peixe Vivo e contará com a participação dos usuários de recursos hídricos, entidades interessadas na melhoria da qualidade das águas da bacia e demais segmentos da sociedade. A presença desses atores será essencial para a qualidade dos estudos elaborados. O encontro será on-line e para participar, basta se inscrever pelo link https://linktr.ee/enquadramentoverdegrande.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) iniciou em abril deste ano os estudos para uma proposta de enquadramento dos corpos de água superficiais e para a implantação de um programa de monitoramento das águas subterrâneas na bacia hidrográfica do rio Verde Grande. O processo desse estudo inclui algumas etapas metodológicas, entre elas, as principais etapas do instrumento de enquadamento: diagnóstico,prognóstico, propostas de metas relativas às alternativas de enquadramento e programa de efetivação do enquadramento.

A Consulta pública é um dos quatro eventos abertos previstos que contará com a participação dos diferentes segmentos da sociedade para coletar dados e informações que contribuirão com a construção da proposta de enquadramento dos corpos d’água da bacia do Verde Grande. Gestores públicos, iniciativas privadas, instituições de pesquisa e sociedade civil são esperados nesses encontros para garantir a construção de um produto confiável e que reflita as demandas dos atores diretamente envolvidos pela bacia.

A bacia do Verde Grande

O rio Verde Grande é afluente da margem direita do rio São Francisco e está localizado majoritariamente em Minas Gerais, contemplando 27 municípios, inseridos na bacia, dentre eles Montes Claros e Jaíba, e com uma menor porção na Bahia, contemplando oito municípios, dentre eles Urandi e Sebastião Laranjeiras. Essa bacia é caracterizada pelo crônico déficit hídrico oriundo da implantação de projetos para agricultura irrigada, em meados dos anos 1990, e pelo regime hidrológico típico do Semiárido – marcado por prolongados e irregulares períodos de estiagem. Além disso, o Verde Grande possui sumidouros, que geram uma perda natural de água ao longo do rio, já que o recurso infiltra no subsolo e deixa de escoar superficialmente pelo rio.

Os principais usos da água na bacia hidrográfica do Verde Grande são a agricultura irrigada e o abastecimento público de aproximadamente 380 mil habitantes dos municípios mineiros de Montes Claros, Verdelândia e Jaíba.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5