Últimas:

“A Barragem de Oiticicas é um divisor de águas para a gestão hídrica”, afirma presidente do CBH PPA

Durante a inauguração da Barragem de Oiticicas nesta quarta-feira (19) em Jucurutu/RN, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), Ricardo Ramalho, destacou a relevância da obra para a segurança hídrica da região do Seridó e do Rio Grande do Norte.

“Essa barragem é um divisor de águas, literalmente, para o sistema. É uma obra sem precedentes, que trará segurança hídrica e impulsionará o desenvolvimento econômico da região. Espero que, agora, com sua inauguração, Deus mande chuva para que o reservatório encha e beneficie toda a população”, afirmou Ramalho.

O presidente do CBH PPA também explicou que a construção da barragem exigiu a revisão do marco regulatório do Sistema Armando Ribeiro Gonçalves, já solicitada à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Segundo ele, essa mudança permitirá a entrada de novas outorgas e ampliará as possibilidades de gestão e desenvolvimento na região.

Sobre a relação hídrica entre Rio Grande do Norte e Paraíba, Ramalho enfatizou que o comitê continuará atuando de forma unificada. “A bacia é uma só, a água é uma só. Essa barragem resolve um gargalo histórico na gestão dos recursos hídricos. Durante a seca de 2015 e 2016, essa região sofreu muito com a falta de água, e agora temos a possibilidade de eliminar esse risco para o consumo humano e para o desenvolvimento local”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5