Últimas:

Obras do Projeto Seridó vai beneficiar municípios seridoenses que integram a bacia do Piancó-Piranhas-Açu

A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh) apresentou, durante a 21ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), o Projeto Seridó, que vai integrar os municípios seridoenses através de adutoras. A apresentação foi feita pelo Engenheiro da Semarh, Rômulo Macedo, e pelo secretário titular, João Maria Cavalcanti.

“A nossa previsão é garantir água para todas as cidades do Seridó até o ano de 2070, através de sistemas adutores. Os projetos já estão concluídos e serão entregues a Semarh para que as obras possam ser licitadas. Em fevereiro de 2020 vamos entregar também o estudo de viabilidade da nova Barragem Dinamarca, que fica localizada em Serra Negra e está no projeto”, explicou Rômulo Macedo.

De acordo com ele, “o início das obras vão depender da liberação de recursos federais. O que podemos garantir é que, assim que os recursos estejam liberados, a parte de projetos técnicos já está disponível para a licitação. Portanto, esperamos que, em breve, todos os municípios do Seridó estejam sem problemas de abastecimento”.

O projeto consiste na construção de um sistema com sete adutoras totalizando 300km de extensão que vai garantir oferta hídrica humana a toda a população dos 25 municípios da Região do Seridó até o ano 2070.

Ainda segundo Romulo Macedo, o plano é a melhor alternativa para garantia do abastecimento da Região. “O Seridó é uma das regiões com maior concentração de pequenos reservatórios, mas isso não é bom porque facilita a evaporação, portanto, esse modelo não é garantia de oferta, já o Projeto Seridó foi concebido para receber água também da transposição do São Francisco e a um custo que pode variar entre 150 e 200 milhões vai garantir o abastecimento até o ano de 2070,” explicou Romulo.

João Maria Cavalcante, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, representou o governo no evento e garantiu apoio ao projeto. “Esse é um dos projetos prioritários do governo. O governo já se reuniu com todas as pastas do setor e decidiu que vai trabalhar para viabilizar projetos para melhorar a oferta d´água em todas as regiões do Estado e com o Projeto Seridó não vai ser diferente, o governo está empenhado em viabilizar os recursos necessários”, disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5