O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, comunica a população da calha o Rio Sabugi que ontem (29.11.18) o escritório Projetec da ANA fez mediação da Defluência do Reservatório de Carnaúbas em São João do Sabugi e a Vazão liberada é apenas de 577,4 L/s.
No trecho do reservatório Carnaúba até a barragem do DNOCS no Sabugi numa distância de 18 km a Vazão defluente é apenas de 205,2 l/s. A perda D’água de percurso neste trecho de 18 km é de 65%, ou seja, só está chegando na barragem de Zé Morais na vila II do Sabugi 35% da água liberada no reservatório de Carnaúba.
Com esse volume de água chegando na barragem de Zé Morais não haverá condições dela fazer o acúmulo de água desejado. Ela só vai acumular em torno de 136 mil metros cúbicos, algo em torno de 50% de sua capacidade.
Isso é uma perda de trânsito demasiada neste percurso! A justificativa só pode ser o uso exagerado de água. O Comitê e a Comissão de Acompanhamento do Termo de Alocação de Água do Reservatório Carnaúba fazem um apelo a todos os irrigantes do rio Sabugi para uso zero de irrigação a partir de hoje até segunda-feira.
Atenciosamente,
A Diretoria Colegiada do Comitê e a comissão de acompanhamento do termo de alocação de água do reservatório Carnaúba