Durante a 32ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), realizada nesta terça-feira (15) em Caicó/RN, o presidente Ricardo Ramalho anunciou uma conquista histórica: a garantia de recursos da ANA e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para a continuidade das ações do comitê até o final de 2026.
Em sua fala, Ramalho destacou a importância estratégica do CBH PPA para o Nordeste, já que a bacia receberá águas do Eixo Norte da Transposição do São Francisco por meio de duas entradas: o Ramal do Apodi e o ponto de captação em Caiçara, no município de São José de Piranhas/PB. “Permitir que um comitê como esse se desmobilizasse, depois de 15 anos, seria um crime contra a gestão de recursos hídricos no semiárido”, afirmou.
A articulação conjunta com o Governo do Estado da Paraíba, da governadora do RN, Fátima Bezerra e o secretário de recursos hídricos Paulo Varela juntamente com Humberto Gonçalves da ANA foi fundamental. Segundo Ricardo, o apoio do ministro Waldez Góes assegurou não só a manutenção das atividades, mas também um novo horizonte para a aplicação do Plano de Bacia.
Outro ponto de destaque foi a aprovação, quase unânime, do modelo de cobrança pelo uso da água, discutido de forma democrática com ampla participação dos usuários, setor público e indústria. “Essa construção coletiva fez com que o nosso modelo fosse reconhecido como exemplo nacional pela Câmara Técnica de Outorgas e Cobrança (CETOC)”, explicou.
Ramalho finalizou parabenizando o plenário e reforçando o papel do comitê: “Agora, com recursos garantidos e um modelo consolidado de gestão, o CBH PPA está pronto para avançar na implementação do plano, promovendo uma gestão eficiente, participativa e segura dos recursos hídricos em nossa bacia.”