Últimas:

Secretário de Ipanguaçu defende fiscalização no canal do Pataxó e recuperação urgente da estrutura

Durante a reunião de alocação de águas 2025-2026 dos sistemas Armando Ribeiro Gonçalves e Mendubim, realizada nesta terça-feira (08) em Assú/RN, o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Ipanguaçu, Gilderlan Tavares, destacou a importância de reforçar a fiscalização e recuperar a estrutura do canal do Pataxó, especialmente no trecho que corta o município de Itajá. “Todos os anos solicitamos a mesma vazão e, paralelamente, surgem novos empreendimentos a montante. São captações irregulares que comprometem o volume de água que chega ao leito do rio”, alertou.

Segundo o secretário, embora a proposta de liberação de 1.200 litros por segundo esteja adequada, 800 L/s após a Lagoa do Canadá seriam suficientes para os irrigantes, desde que não haja desvios ilegais. “Recentemente, retiramos quatro captações clandestinas funcionando 24h por dia. Isso precisa ser enfrentado com firmeza”, reforçou.

Gilderlan também cobrou que seja comunicado à população que a alocação de água da barragem Armando Ribeiro não contempla o abastecimento das lagoas locais, como alguns ainda acreditam. Ele agradeceu o compromisso assumido pelo secretário estadual Paulo Varela para dar continuidade à recuperação do Canal do Pataxó e reforçou a necessidade de conduzir as fiscalizações com seriedade para evitar prejuízos futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5