Últimas:

Diretor do IGARN alerta para queda no volume dos reservatórios e defende uso consciente da água no RN

Durante a reunião de alocação de águas 2025-2026 dos sistemas Armando Ribeiro Gonçalves e Mendubim, realizada nesta terça-feira (08) em Assú/RN, o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Procópio Lucena, fez um forte apelo pela gestão responsável e consciente dos recursos hídricos diante do preocupante cenário de estiagem no estado.

“Perdemos mais de 1 bilhão de metros cúbicos de água de 2023 para 2024. A capacidade total de nossos reservatórios é de 5,2 bilhões, e hoje temos pouco mais de 2,5 bilhões. Isso exige parcimônia, sabedoria e compromisso coletivo”, destacou.

Procópio enfatizou que cuidar da água é cuidar da vida, da economia e da dignidade das pessoas, especialmente no semiárido. “Tudo passa pela água: o alimento, a roupa, o trabalho, o desenvolvimento. A água é mediadora da economia e sedimentadora da qualidade de vida”, disse.

Ele relatou que, dos 70 reservatórios monitorados pelo IGARN, apenas dois mantiveram o volume do ano anterior; todos os demais estão em pior situação. Diante disso, defendeu que o uso da água seja guiado por critérios técnicos e consciência coletiva. “Não sabemos como será 2026. Por isso, é fundamental que cada gota seja bem utilizada”, afirmou. Lucena também destacou a importância do diálogo entre os entes federativos e da participação social na construção de soluções para a segurança hídrica do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5