A diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez da Cruz Rios, participou em 24 de junho, terça-feira, do 14º Congresso da Associação Espanhola de Dessalinização e Reutilização (AEDyR). O evento está sendo realizado em Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha, até o dia 26 de junho.
A diretora-presidente Veronica Rios foi convidada para participar da Mesa Redonda 1: Desafios e Oportunidades no Mercado Internacional da Água. Na ocasião foi debatido o contexto global marcado pela escassez hídrica e pela necessidade de soluções sustentáveis visando à perspectiva institucional e estratégica. Representantes do Peru, Chile e Espanha também fizeram parte da mesa e esse intercâmbio foi ressaltado pela dirigente da Agência. “A minha participação foi junto com outros colegas da América Latina, que têm projetos de dessalinização e de reúso, com o objetivo de mostrar as oportunidades e também de investimentos no Brasil nessas áreas”, enfatizou a diretora-presidente da ANA. ”

Ao longo do 14º Congresso, temas como eficiência energética e sustentabilidade, papel da dessanilização e reutilização no planejamento hidrológico, integração de energias renováveis, dessalinização e otimização energética, reutilização de água e valorização de efluentes, entre outros assuntos serão discutidos.