Durante o 1º Encontro de Diálogos Institucionais em prol do Desenvolvimento Sustentável do Vale do Açu, realizado nesta sexta-feira (06) no IFRN de Ipanguaçu, Elvira Gomes, coordenadora regional do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), apresentou a experiência transformadora das mulheres da comunidade Brilho do Sol, no município de Porto do Mangue.
Elvira compartilhou o exemplo de resistência e superação de um grupo de mulheres que protagonizou a execução de um projeto de saneamento rural, construindo uma rede de distribuição de água, ligações residenciais e uma caixa elevada com capacidade de 35 mil litros. Com o apoio do INCRA, através do crédito semiárido que passou de R$ 2 mil para R$ 16 mil por família, a iniciativa foi viabilizada com eficiência, mesmo enfrentando o machismo e a politicagem local.
“Nós derrotamos o machismo, a politicagem e fomos pioneiras. Nosso nome é resistência”, destacou Elvira, emocionando a plateia ao relatar a luta por dignidade e autonomia em um contexto de negligência histórica e dependência política. A líder também reforçou a importância da articulação com gestores comprometidos, e técnicos da prefeitura e do INCRA, fundamentais para orientar e apoiar a realização do projeto.
A meta agora, segundo Elvira, é ir além: “Queremos água tratada, uma estação de tratamento, saneamento das águas cinzas e a implantação de quintais produtivos. Nossa luta continua.”
O projeto realizado na Agrovila é um marco para as comunidades rurais da região, demonstrando o poder da organização popular e do protagonismo feminino na construção de um futuro mais digno e sustentável.