Últimas:

Viabilidade da transposição da Barragem Passagem das Traíras para o Açude Itans volta a ser debatida em Caicó

A possibilidade de interligação da Barragem Passagem das Traíras com o Açude Itans voltou a ser pauta em Caicó, dentro da programação da Semana da Água. O coordenador técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Carlos Nobre, destacou que essa discussão acontece desde 2001 e que, ao longo dos anos, foram realizados estudos técnicos e econômicos sobre a viabilidade do projeto.

Segundo Nobre, a proposta prevê a construção de um canal de aproximadamente 3,8 km de extensão e 9,5 metros de largura, que levaria água da Barragem Passagem das Traíras até o Açude Itans, utilizando o leito do riacho Manhoso. No entanto, ele ressalta que essa transposição só seria viável em períodos de cheia, quando a barragem estivesse vertendo, o que limitaria sua efetividade.

O estudo inicial considerava o abastecimento de Caicó e Timbaúba dos Batistas, além do perímetro irrigado do Itans. No entanto, a irrigação na área reduziu significativamente ao longo dos anos, e uma tentativa de revitalização do projeto em 2006 não teve viabilidade econômica, segundo análise do Banco Mundial.

Apesar dos desafios, a SEMARH viabilizou um novo estudo junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para avaliar se a transposição ainda é uma alternativa viável. Nos próximos dois meses, será realizada uma análise mais aprofundada para fornecer uma resposta definitiva à população do Seridó sobre a viabilidade técnica e financeira do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5