Na última terça-feira (17), os membros da CTPI (Câmara Técnica de Planejamento Institucional) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu se reuniram na sede da AESA, em João Pessoa/PB, para discutir o fechamento da minuta de cobrança pelos usos recursos hídricos na bacia.
Durante o encontro, Thiago Barros, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento, apresentou simulações com diferentes valores de preços públicos unitários, baseadas em propostas feitas na reunião anterior. Após uma ampla discussão, a CTPI aprovou o fechamento da minuta, que estabelece os valores e cálculos de cobrança, diferenciados conforme a finalidade de uso.
O setor de irrigação terá o menor preço unitário, enquanto o setor industrial será cobrado com valor maior que irrigação. A CTPI agora fará uma revisão final do documento antes de enviá-lo à diretoria do comitê. Caso surjam ajustes no conteúdo, a CTPI volta a se reunir para revisar e aprovar a versão final da minuta, que será submetida a plenária do comitê.