A Paraíba deve enfrentar um trimestre de chuvas dentro da média climatológica, segundo a previsão divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Os meses de setembro, outubro e novembro, tradicionalmente os mais secos do ano na região Nordeste, tendem a apresentar precipitações normais para o período, conforme avaliação realizada durante a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil.
A meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, destacou que, apesar da previsão de chuvas dentro da normalidade, há possibilidade de eventos isolados de precipitação, especialmente nas regiões do Alto Sertão e Sertão durante outubro. “Na faixa litorânea, até setembro, os ventos alísios de sudeste podem intensificar e ocasionar chuvas esparsas devido ao efeito das brisas”, explicou.
A primavera, que se inicia oficialmente às 9h44 do dia 22 de setembro no Hemisfério Sul, trará consigo o florescimento das plantas e o aumento gradual das temperaturas. Embora os dias sejam mais quentes, as noites nas regiões Agreste, Brejo e Cariri deverão apresentar temperaturas mais amenas.
Sobre a situação hídrica, Jana Yres, engenheira agrícola e especialista em geoprocessamento da Aesa, informou que o estado apresenta uma condição um pouco mais favorável em relação ao ano anterior. Em julho de 2023, os reservatórios da Paraíba registravam 49,53% de sua capacidade total, enquanto este ano o número subiu para 54,86%, com a maioria dos reservatórios das bacias do Sertão, Brejo e Litoral acima de 50%, garantindo um cenário positivo para a segurança hídrica no estado.