Entre 5 e 9 de agosto, em Foz do Iguaçu, Paraná, reuniram-se para um amplo diálogo e integração e para o fortalecimento do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil, participantes de todos os Estados brasileiros numa programação que teve envolvimento de todos os órgãos gestores dos Estados, da Agencia Nacional de Águas e Saneamento Básico ANA, de representantes de vários segmentos da economia, de membros de Comitês de Bacia, da Academia, de empresas públicas e privadas, de estudantes e em especial, de jovens e crianças.
A programação teve um primeiro dia voltado para a discussão sobre importância da água na interface com a sociedade, com o desenvolvimento e com a agenda política do país e na sua relação intrínseca com as mudanças climáticas, nos aspectos da adaptação e resiliência.
Também abrangeu a partir do segundo dia, diálogo sobre a equidade de gênero, educação ambiental e formação das pessoas na gestão da água.
Em paralelo, reuniu todos os órgãos gestores com a ANA para reuniões técnicas, destacando-se os avanços do Pró-gestão e o Seminário de Regulação.
A quinta a sexta feira, trouxe para o ambiente deste grande encontro, mais de 500 jovens e mais de 1.500 crianças, que viveram a água de forma lúdica com aprendizagem, norteando um futuro de sustentabilidade.
Finalmente, dentro do 1º Fórum Brasil das Águas, tivemos a reunião de constituição do Conselho Latino-americano da Água, que tem em suas metas, a melhoria das políticas públicas de recursos hídricos na América Latina, com implementação de projetos, programas e projetos. Nesta sinergia, o 2º Fórum Brasil das Águas ficou marcado para maio de 2025 na cidade de João Pessoa, Paraíba.