Últimas:

Comitê da Bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu realizou visita técnica à reservatórios do Vale do Açu

Nesta terça-feira (02), diretores do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, acompanhados por representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), realizaram uma visita técnica a diversos reservatórios situados entre os municípios de Assú/RN e Pendências/RN.

Entre os locais visitados estão a Lagoa do Queimado, Lagoa de Ponta Grande, Lagoa da Picada, Lagoa do Canadá, Lagoa do Piató, Canal do Pataxó e Açude Mendubim.

Ricardo Ramalho, presidente do CBH PPA, destacou a importância da proximidade do comitê com os problemas específicos da bacia, enfatizando a necessidade de compreender a dinâmica e buscar soluções para questões pontuais.

“As visitas técnicas que realizamos nesta terça-feira (02) às lagoas do Canadá, do Queimado, Ponta Grande, Picada, além do canal do Pataxó e o Açude Mendubim, estão dentro das propostas do comitê de estar mais próximo dos problemas pontuais da bacia. Nossa bacia se estende por dois estados e cada região tem suas particularidades. Fizemos essa visita acompanhados de toda a diretoria do comitê, além de representantes da ANA, SEMARH, CAERN e alguns membros titulares do comitê. É de extrema importância que o comitê esteja próximo desses problemas, buscando entender a dinâmica da bacia e encontrar soluções para os problemas pontuais que existem hoje na bacia hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Assu”, afirmou Ramalho.

Auricélio Costa, secretário-adjunto da SEMARH, também presente na agenda de hoje ressaltou a relevância da visita para entender o funcionamento e a importância das águas na região, visando uma melhor alocação hídrica para atender às demandas de abastecimento humano e produção no vale do Açu e no estado do Rio Grande do Norte.

“Considero de grande importância essa visita desde a foz do rio Piancó-Piranhas-Açu, realizada pelos membros do comitê com o apoio da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e do IGARN. Foi fundamental visitarmos todas as lagoas e estruturas ao longo do rio, bem como o canal do Pataxó. Vimos trechos em obras e discutimos a importância dessas águas para o abastecimento humano e a produção no Vale do Açu. Destaco também a presença da ANA, que nos acompanhou o tempo todo. Isso permitirá uma melhor alocação de água este ano, dentro de um cenário confortável de disponibilidade hídrica, para atender as demandas de abastecimento humano e produção no Vale do Açu e no estado do Rio Grande do Norte”, concluiu Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5