Últimas:

Chuvas abaixo da média poderão fazer sensação de calor persistir

Nos últimos três meses, o Nordeste Brasileiro registrou temperaturas acima do normal para o período, comparado a anos anteriores nesta mesma época. O cenário não foi diferente no Rio Grande do Norte, onde em alguns municípios, como Caicó, os termômetros atingiram a casa dos 40º C.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as temperaturas máximas registradas em Natal, entre 31,5 e 35ºC, para o mês de fevereiro de 2024, estão 0,5ºC acima dos valores registrados neste mesmo período no ano passado.

Cristiano Prestrelo, professor e chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, esclarece que as altas temperaturas registradas no trimestre do verão meteorológico brasileiro estão ligadas à ocorrência do evento El Niño, que apresenta como consequência condições favoráveis ao aumento de temperatura.

Cristiano ressalta que o fenômeno “se formou sob condições atmosféricas e oceânicas nunca antes observadas, ou seja, a anomalia da temperatura média do globo e da superfície do oceano pacífico tropical apresentaram valores históricos”.

Espera-se com a chegada do mês de março, com a vinda das chuvas, que as temperaturas baixem em comparação ao verão de 2024. Entretanto, a previsão climática oficial do INPE/Funceme/Inmet mostra a possibilidade de ocorrência de chuvas abaixo da média no trimestre (fevereiro, março e abril). “Caso essa previsão se confirme é possível que a temperatura fique ligeiramente acima do esperado para o período”, informa o professor.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHAR:

VOTAR:

5/5