O Seminário Final do Programa Pró-Recursos Hídricos acontecerá em 25 e 26 de outubro, das 14h às 18h, na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília. Para participar é preciso fazer inscrição até a próxima sexta-feira, 20 de outubro, pelo link https://doity.com.br/httpswwwgovbrcapespt-bracesso-a-informacaoacoes-e-programasbolsasprogramas-estrategicoso.
O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos (Pró-Recursos Hídricos) é uma inciativa promovida pela ANA e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa ação é realizada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação nas áreas de regulação e gestão de recursos hídricos.
Durante o evento, serão apresentados os 12 projetos selecionados para o Pró-Recursos Hídricos, que tiveram início em 2018, sendo cada um deles desenvolvido em rede com a participação de pelo menos três instituições de pesquisa de ensino superior. O Programa financiou cerca de 100 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de recursos de custeio e capital, que somam cerca de R$ 11 milhões. Além disso, os projetos tiveram 48 meses, ou até 2022, para concluírem seus trabalhos.
Essa iniciativa busca consolidar o conhecimento brasileiro contemporâneo em regulação e gestão de recursos hídricos, especialmente em oito temas prioritários de pesquisa:
- governança e participação social na gestão de recursos hídricos;
- instrumentos e ferramentas de gestão de recursos hídricos;
- instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação de água;
- modelagem e arranjos institucionais para gestão de recursos hídricos;
- monitoramento, controle e fiscalização de usos da água;
- recursos hídricos e florestas;
- regulação de recursos hídricos;
- segurança de barragens.
Durante o evento será lançado o livro inspirado nos temas abordados em cada projeto. A apresentação será realizada pelo professor Teodorico Alves Sobrinho, pesquisador sênior da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)