Nesta terça-feira (08), o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) realizou sua segunda reunião ordinária de 2020, por meio de videoconferência, para avançar em assuntos relacionados à gestão de águas no RN.
O secretário João Maria Cavalcanti, presidente do Conerh, conduziu a plenária, onde foi apresentado o Programa “RN +Água”, lançado pela Governadora Fátima Bezerra com objetivo de ampliar o acesso à água, prioritariamente para as populações rurais potiguares. O programa engloba um conjunto de ações como a perfuração e instalação de poços tubulares, Instalação e manutenção de dessalinizadores, elaboração de projetos de saneamento rural e Promoção da Educação ambiental.
Na oportunidade, o Igarn também apresentou uma proposta de resolução para definição de outorga para água salobra e uma proposta de revisão das meta estaduais dentro do Pacto Nacional Pela Gestão da Água (Progestão). Como item de pauta também foi aprovada a ata da reunião anterior. Uma nova reunião do colegiado ficou agendada para a próxima semana.
Além de técnicos da Semarh e do Igarn, participaram da reunião representantes da Sape, Seplan, Sin, Abes, Abas, Emparn, OAB, Sesap, Aspoam, ufrn, Uern, Idema, Seec, Sedec e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu, Ceará-Mirim, Apodi-Mossoró e Piancó-Piranhas-Açu.